Sobrenome Italiano

Muita gente se questiona, e nos questionam, se é necessário ter o mesmo sobrenome do italiano (dante causa) registrado no seu nome, ou no nome do requerente à cidadania italiana. A resposta é simples e objetiva: NÃO.

Possuir ou não em seu nome o sobrenome do italiano, o mesmo, ou um parecido, ou com grafia diferente, não importa para o procedimento em si, quando se fala em cidadania por descendência.

Em se tratando de reconhecimento de cidadania italiana por descendência, o que rege tal procedimento é o direito de sangue - jus sanguini - uma vez que a Constituição Italiana prevê que filhos de italianos, ainda que nascidos em território estrangeiro, são italianos desde o nascimento, não fazendo menção alguma à necessidade de se ter o mesmo sobrenome que os genitores ou antepassados.

Portanto, não se preocupe se você tem ou não o sobrenome do italiano, isso não será impedimento para o sucesso do seu pedido de reconhecimento de cidadania italiana.

Agora, se você analisou os seus documentos e verificou que o sobrenome do seu dante causa, do italiano que lhe dá origem à cidadania italiana, está registrado com uma grafia diferente, não se apavore, pois isso pode ser analisado e, havendo necessidade, corrigido.