Inexistência de registro de nascimento

Muitas pessoas se deparam com problemas ao organizar sua documentação para o pedido de reconhecimento de cidadania italiana. Muitos, deixam de lado o assunto pois não sabem por onde prosseguir. Um dos casos que acontece com muita frequência é a inexistência do registro civil de nascimento, normalmente do filho do italiano, pela época em que eram feitos.

Antes de dizer que o registro não existe, você precisa se certificar disso, solicitando uma certidão negativa de registro aos cartórios das cidades onde ele poderia ter sido registrado. Também, tente localizar o batismo desta pessoa.

Caso tenha localizado o batismo, verifique se ele é anterior primeiro de janeiro de 1889, use ele para o procedimento, pois é aceito pela regra italiana.

Agora, se não existe sequer o batismo (ou este batismo é posterior à data anteriormente informada) e você possui as certidões negativas dos cartórios da região onde ele deveria ter sido registrado, a solução será promover uma ação judicial de suprimento de registro civil.

Com esta ação, bem fundamentada e com vasta prova dos dados que deseja registrar, é possível (e as chances de negativa judicial são ínfimas) providenciar o registro faltante, uma vez que, o juiz ao final do processo expedirá uma ordem judicial para que o cartório civil responsável lavre o registro, tardiamente.